Educação de Filhos à Maneira de Deus

Imagem ilustrativa retirada do Google Imagens

É comum hoje vermos muitos pais desorientados quanto à maneira de educar seus filhos. A maioria se veem perdidos diante de uma filosofia que propõe uma educação mais aberta. O que fazer? Como educar os filhos à maneira de Deus, que não os oprima, mas também não os deixa sem a devida correção?

A Bíblia fala muito aos pais sobre o papel de educar os filhos. Estamos numa época em que os valores mudaram drasticamente. A intromissão do Estado na vida da família acaba enfraquecendo muito a autoridade dos pais sobre o patrimônio mais importante que existe. Os filhos. Como a Palavra de Deus orienta os pais nessa importante tarefa de educar seus filhos? Vejamos:

1-Educa-se por meio de um exemplo de vida coerente - 2 Timóteo 1:5

Certamente Eunice e Lóide eram modelos valiosos na educação do menino Timóteo. Não se menciona aqui nessa passagem a participação do pai. Mas a mãe e avó ensinaram Timóteo a seguir firme nos passos de Cristo. Um exemplo delas foi um estímulo poderoso para Timóteo crescer firmado no caminho do bem. Nada na vida de um pai ou de uma mãe é mais importante do que uma fé pessoal e vibrante na pessoa de Cristo.

Muitos casais frustram-se na educação de seus filhos por causa de suas próprias incoerências. O conflito entre o que é ensinado e o que é de fato praticado levam os filhos a questionar as técnicas educacionais dos pais. Isso pode provocar a ira na vida da prole.

2-Educação com limites bem definidos

Quem ama, educa, ensina Içami Tiba, importante educador brasileiro. Numa sociedade tão liberal e permissiva como a nossa, a palavra disciplina não é bem compreendida nem pelos pais e nem pelos filhos. O que a Palavra de Deus ensina sobre a disciplina.? Sabemos que a disciplina e as regras são necessárias para viver em um clima de segurança. O que a Bíblia ensina sobre a disciplina de filhos?

1-Disciplina significa treinamento para a vida

A criança que recebe uma disciplina sadia se manterá longe de confusões -Pv 22:15. Os filhos precisam aprender que em todos os segmentos existem regras, normas, horários que devem ser cumpridos;

2-Disciplina significa correção

A rebeldia e a teimosia estão ligadas ao coração da criança. Muitos pais são manipulados pelas birras e imposições de seus filhos e acabam por fazer tudo o que os filhos querem.

3-Disciplina aplicada com amor sempre tem resultados positivos

A correta e firme disciplina trará sabedoria aos filhos e descanso aos pais - Pv 29:15-17. A falta de disciplina ou ela mal aplicada, traz prejuízos sérios. Espancar não é corrigir, deixar o filho fazer o que quiser não é educar bem.

3- Educamos filhos para Deus

A boa educação e a instrução sadia resultarão no aperfeiçoamento do caráter de seus filhos, no relacionamento sadio da família, num grande benefício para a sociedade. Os pais devem ser coerentes com os alvos de Deus. Devem treiná-los para servirem ao Senhor. O pai precisa levar a serio a sua vida de membro da igreja.
Desejo que você seja um pai sacerdote, que ore e lute pela sua família. Ela é o bem maior que Deus lhe deu para cuidar, pense nisso.

Em Cristo.
Pr Hélio.

MILAGRE QUE MUDA A NATUREZA DO SER

A TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA EM VINHO



Imagem ilustrativa retirada do Google Imagens

por Pr. Hélio Pereira

Esse milagre foi escolhido pelo Espírito Santo para dar início a um conjunto de oito milagres registrados em João. Há uma riqueza de vida que temos aqui.

1º- Temos aqui uma figura da regeneração- Talhas de pedras. É a própria condição do ser humano. Vazio, frio, sem vida e inútil. Assim é o ser humano em seu estado natural. Ver Isaias. 1: 5-6.

2º- Temos ainda aqui a inutilidade da Velha Aliança com a lei e seu sistema, para salvar e purificar o homem - Estas talhas estavam ali para a cerimônia da purificação.
O coração do evangelho está no fato de que na Cruz Deus propôs Cristo como oferta pelo pecado, no sangue de Cristo somos lavados, limpos, e temos acesso à presença de Deus.
Um exemplo está em Fp 3:6-9.

3º- Pela palavra de Jesus águas foram colocadas nas talhas - Águas são símbolos da Palavra de Deus. João 15:3

A Água do Espírito tem uma ação que regenera e que dá vida. Tt 3:3.
Pela ação poderosa somos guardados pela Palavra de Deus. Ela é a espada do Espírito. Ela o grão do campo que se torna o pão diário de Cristão.

4º- Água foi transformada em Vinho - Bom Vinho. Num sentindo Jesus é o Vinho Novo Ele é o Novo de Deus.A Fonte criadora. É a Nova Aliança. O melhor de Deus para o ser humano. Noutro sentido temos o resultado da ação de Jesus em nossas vidas. Ele é a plenitude de alegria e de vida. Em Cristo experimentamos salmo 16:11.
5º- No milagre de Jesus em nós vemos a sua glória - Deus nos faz participar da Glória de Cristo. Aqueles que Deus chamou para serem dele não podem dormir no meio da jornada. O cristão é uma pessoa nascida de novo para viver do que é celestial.

6º- Nesse milagre aprendemos que em Jesus as mudanças são profundas no estado do ser das coisas - Há uma cena em Ezequiel 37: 1-5 que nos ensina muito sobre a Ação vivificadora do Espírito de Deus. Esses ossos podem viver? É a pergunta que Deus faz..

Estamos no tempo do Novo. Hoje, aprendemos a viver da rica graça de Deus. Da vida abundante. É tempo de vivermos no oceano da vida de Deus. Vida triunfante. Aquele que crê em Jesus, vai experimentar os rios de água viva brotando em seu ser (João 7: 37-39).

Você vive nessa transformação? Vive do vinho Novo? Tem alegria em seu ser? Você está no entusiasmo renovado em servir ao Senhor? O que falta hoje em sua vida?