Estudos

Periodicamente são postados Estudos Bíblicos em nosso portal voltados para o ensinamento da Palavra de Deus. Acompanhe!

Acabe Com As Contendas 

por Pr. Hélio


As contendas são sempre malignas e destrutivas. Creio firmemente que podemos viver sem elas.

O Espírito de contendas está destruindo famílias e igrejas.. É rápido. Causa divórcio e gera estresse em todo lugar. O prejuízo é total. Muitas crianças e jovens vivem na rebeldia pro causa do espírito de contendas em casa.

Pela contenda Satanás penetra na família na igreja e gera destruição grande.

A Palavra de Deus nos ensina que a Paz de Cristo , deve guardar os nossos corações. Jesus é a nossa paz. Col 3:15. Procuramos a paz. Sl. 34:14 Somos pacificadores. Mt. 5:9. Observe as promessas no salmo 37 e verá o a bênção de confiar no senhor.

A justiça a paz e alegria pertencem ao crente , por uma questão de direito. Ganhamos isso de Cristo. É nisso que consiste o reino de Deus.. Contudo, muitos não gozam desse estilo devido ao cristão. Eles estão sob um engano e sob o poder opressor do inimigo..

Há muita gente que semeia contenda. Eles precisam ser repreendidos. Esse espírito chega por meio de pessoas , que trazem coração insatisfeito e amargo.

Temos uma luta declarada contra o Mal. Efesios 6: 12. Romanos 12:9.

1- Sabemos que Jesus Cristo é o Príncipe da paz. Quem é o príncipe da contenda então?.

A contenda abre porta da nossa vida para todo tipo de problema. Tg 3: 16.

Inveja cobiça- aí há confusão( inquietação, rebeldia e discordância.)

Essa verdade é tremenda. O Espírito está nos ensinando que, se vivermos em lares sem contendas, e conflitos, também ficaremos livres de problemas , como confusão e rebelião.. Essa era de rebeldia por parte dos filhos , nasce diretamente do espírito de contenda que atua intensamente.Ef. 2: 2. As estatísticas atuais demonstram que metade dos casamentos no Brasil termina em divórcio.. Huma grande alavanche de contendas que mina a harmonia do casal. Os filhos ficam rebeldes por causa a insegurança, irados por causa da violência

2- Muitos de nós aqui já passaamos por situações de tristeza, raiva e esgotamento emocional, causados pelas contendas.

Em casa, ficamos frios e hostis. Na igreja, predomina um ambiente de hostilização , evitação, e descrença. O casamento, perde o encanto e cada um fica no seu canto.

Pense nisso. O objetivo de satanás é destruir, destruir , destruir

3- Dizem que o inimigo também tem a sua armadura e procura colocá-la nas pessoas sobre as quais ele consegue ter acesso.

- Capacete do orgulho, Couraça da injustiça, Escudo do ódio, marreta do julgamento, Capa do engano, Bota da raiva, Palavras mentirosas.



AS PORTAS DE ENTRADAS DAS CONTENDAS

OS LÁBIOS. Tg 3: 6- A língua é um poderoso instrumento de destruição.

A gente pode tomar a decisão de ficar calado ou dar uma resposta branda. Pv. 15: 1. A LÍNGUA SERENA( com seu poder curativo) é árvore de vida. As nossas palavras são capazes de comunicar tanto o poder de Deus como o do diabo.

Nas discussões há aqueles que sempre querem convencer os outros de que eles estão com a razão Pv. 18: 6 O insensato aqui é o presunçoso. É bem melhor deixar o Espírito convencer as pessoas.

2- ORGULHO- Prov. 13:10. Pv. 16: 18. Outros fatores que dão entrada à contenda são os mexericos, as críticas e prática de julgarmos os outros.

3- AS DISCUSSÕES. A história conta que os fariseus na época de Jesus , passavam muito tempo discutindo as escrituras. Isso também é uma forma de contendas. Muitas contendas giram em torno do que achamos ser a verdade sobre a Bíblia. Muitos acham que sabem e gostam de impor o que acham que sabem. O argumento de Paulo é sábio em I Corintios 2:2. A gente precisa de crucificar o nosso orgulho para viver em paz.

4- O ESPIRITO DE CONTENDAS nos faz brigar para fazer valer nossas opiniões.

Sempre achamos que estamos certos e então não cedemos em tempo algum. Jesus sempre esteve certo em seu comportamento , seu ensino e sua convicção. Mas ele nunca se defendeu , mesmo quando estava sob ataque cruel por parte da liderança do templo e dos movimentos .

5- A BÍBLIA ENSINA QUE O SERVO DO SENHOR não deve ser um sujeito chegado a brigas. 2 Tim. 2: 24.

6- UNIÃO E HARMONIA TRAZEM PODER ESPIRITUAL.. Na igreja primitiva , a unanimidade era visível na oração , 2: 46, harmonia, v. 44. , atendiam as necessidades uns dos outros.. O orgulho traz divisão em grupo diversos.

7- VIVER EM PAZ É SEMPRE O RESULTADO DA VIDA DE CRISTO EM NÓS. João 14: 27. Depois da ressurreição Jesus ministrou essa paz. João 19: 19, 21. Precisamos exercitar essa paz em nossos relacionamentos.

Em casa precisamos viver em paz. Prov. 17: 1. Uma casa cheia de contendas é um mal terrível. Não adianta oração e nem sacrifícios. A contenda impede que prosperemos. Por que o objetivo não será construir e sim destruir. Fp 2: 3,4.

Esse ambiente de contendas sugere que está havendo competição , ou divisão. Isso fere frontalmente natureza da igreja. Ela é corpo de Cristo. 1 Cor. 1: 9-11.Precisamos manter um bom relacionamento com outros.

No caso de uma família onde as brigas causam ódio e desavenças, orações ficam interrompidas.Mateus 6: 14, 15. A fé fica atrofiada. Mc 11: 24, 25. A falta de vida comum no lar, interrompe as orações. E enfraquece a vida conjugal.

CONCLUSÃO; Viva sem contendas.

Nele que é a nossa vida

Culpa e Graça
por Pr. Hélio

Porque qualquer guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.
Referência: Tiago 2:10 A culpa relaciona- se com o pecado da mesma forma como as cinzas relacionam-se com o fogo.

Pecado é uma atitude de rebeldia. Culpa é a lembrança permanente do pecado. Não há culpa sem pecado , como não há cheiro sem causa. O fedor na mata, denuncia a presença de carniça.

Quando Deus escreve VENENO, no rótulo, você não vai encontrar mel.

O PECADO É A REALIDADE DDESTRUIDORA E MORTIFERA.

Você não pode tocá-lo sem sofrer as dores da culpa . Levítico 5:3. O pecado tem um poder avassalador de contaminação.- É aquela baba do diabo que não deixa nada limpo em sua vida. Leia Tiago 1 13- 15 , e acompanhe a anatomia de uma tentação. - A fonte é maligna. .Vem do mal. - Há um elemento dentro de nós chamado COBIÇA.( Somos impulsionados por desejos e interesses.- Se não estivermos sob o controle do Espírito de Deus, haverá colisão , destruição na certa). O animal cai em armadilha quando é atraído por um pouco de alimento. O peixe nada à procura de alimentos, até achar uma armadilha. ATRAÇÃO E SEDUÇÃO , são palavras que descrevem uma força que escraviza. Por isso nós precisamos da libertação e liberdade que Jesus dá . Romanos 6: 13. veja a geração natural. Dá a luz O PECADO. O PECADO GERA A MORTE. Rom. 6: 23.

A DOR DA CULPA É INSUPORTÁVEL E Ó COM A CONFISSÃO E O PERDÃO É QUE TEMOS A CURA. Salmo 32.3 Veja aqui um quadro de uma alma torturada pela culpa. O pecado tem que ser confessado e abandonado. Ver Pv. 28: 13. Aqui ele fala de alma próspera. Gente desamarrada que vive a sua liberdade.

O pecado suga as nossas energias espirituais e destrói as bases psicológicas de mente.Esdras 9: 6.. O pecado atrofia os relacionamentos com as pessoas e distorce o sentimento O coração sob o regime da culpa adoece.. Fica desconfiado , critica e censura. É esse sentimento de culpa que nos faz ter vergonha de Deus e desconfiar das pessoas. Esdras 9:6.

O ÚNICO REMÉDIO PARA A CULPA É O SANGUE DE JESUS. HEBREUS 9:22..

Na farmácia de Deus só o sangue de Jesus pode minorar os efeitos dolorosos da culpa. O sangue de Jesus , é de grande valor para nós , ele trata de nossos pecados e nos justifica diante d e Deus. Romanos 5: 8, 9. Em pecado, ninguém pode ter comunhão com Deus. Por isso o pecado produz um sentimento de culpa e afastamento de Deus.

Temos três grandes problemas : O pecado , a culpa e acusação de Satanás.. O sangue de Jesus é o tratamento de nossa culpa. Quando olhamos para o sangue de Jesus , a nossa consciência entra em descanso.

O sangue de Jesus satisfaz três grandes exigências.:

1- Resolve a nossa situação diante de Deus , pois nos perdoa e nos purifica e desse modo não entramos em condenação.

2- Limpa a nossa consciência e nos deixa em paz conosco mesmos e com Deus, Hebreus 10: 22 O sangue é precioso para Deus , I Pedro 1: 18, 19. A gente fica descansado por que o preço foi pago. O caminho da presença de Deus , foi aberto pelo sangue de Jesus. Hb 10: 19.

3- O sangue é a arma eficaz contra Satanás. Primeiro por que é Deus que nos justifica. Pecado perdoado cessa acusação. Segundo, O sangue coloca Deus do nossa lado e contra o inimigo. Hb 9: 22. O sangue de Jesus seu filho nos purifica de cada pecado. I João 1: 7.

JESUS VEIO COMO CORDEIRO PARA TIRAR O PECADO DO MUNDO. 2: CO 5: 21. João 3.DEUS NOS INCLUIU NA PESSOA DE CRISTO :

Para nos justificar e deste modo nos perdoar. Aquele que já foi perdoado, encontra-se justificado. Romanos 6:7. Para nos fazer integrantes de sua morte e ressurreição. Romanos 6: 4. Para que vivamos limpos e livres.Por causa do que Cristo fez e pelo que cremos , estamos perdoados. Se estamos perdoados , estamos livres da cobrança sufocante da culpa.


Indigno, Mas Amado Incondicionalmente 
 
por Pr. Hélio


Deus nos ama incondicionalmente. Ele demonstrou esse extraordinário amor na por meio de seu Filho Jesus Cristo.
Referência: 2 SAMUEL. 9: 1- 10 Intrdoução ao assunto: O Dr Chaffer é um nome desconhecido pela maioria dos estudantes de teologia. Foi conhecido como um homem da graça. Fundou um seminário em DALAS. Num dia ele reuniu os alunos de sua matéria e disse assim: Nos últimos cinqüenta anos tenho estudado um único assunto: A GRAÇA DE DEUS. E ainda estou apenas começando a entender isso. Três depois ele morreu , aos 85 anos de idade.

No entanto ninguém apreciou mais a graça de Deus do que Paulo. Aquele sujeito orgulhoso e cruel experimentou uma mudança radical em sua vida e trajetória. Olha o que ele diz: i Cor. 15: 9-11.


O que quer que ela tenha se tornado agora , devia tudo a graça de Deus. A gente podia ouvi-lo dizendo assim:


DEUS FAZ O QUE FAZ EPLA SUA GRAÇA- Nada em nós merece a bênção de Deus , mais ele faz o que faz pela sua graça.


SOU O QUE SOU PELA GRAÇA DE DEUS.. Se existe algo bom em mim, devo isso ao trabalho da graça de Deus.


PERMITA QUE VOCÊ SEJA O QUE É PELA GRAÇA D E DEUS.. A graça não é algo a ser exigida , deve ser demonstrada e pronto..


Criamos uma imagem herética de Deus , que sempre produz tormento e culpa. Um Deus que cobra , que fustiga os seus filhos. Toda a ira de Deus foi despejada em seu filho Jesus. Toda justiça de Deus foi aplicada em nós por Cristo. Quando Deus ressuscitou a Jesus, Ele estava dizendo: Agradei do meu filho. Ela pagou todo. Agora mediante a fé, quando recebemos em nos a obra dele, estamos certos de Deus se agrada de nós..


UM CENÁRIO QUE EXPOE A GRAÇA


Transição: Vamos na vida meio pacata no oriente a uns 4 mil anos atrás. As dinastias em Israel eram tiranas. Os sucessores matavam os filhos dos antecessores. Era um terror.

Davi sucedeu a Saul no trono , após a sua morte numa batalha. Jônatas também morrera. Ficou um filho. 2 Sm 4: 4. ( aleijado).




Medite na pergunta no v. 1 Olha a pergunta que os graciosos fazem?


Chesed , é misericórdia, bondade. Ele não pergunta se alguém merece ou é digno.. Davi não perguntou isso por causa de Mefibosete ele nem o conhecia.


Ele morava em Lo-debar- lugar onde não há pasto. Lá não tem nada. Miséria.


Vão buscar o aleijado e o traz. Ele estava com medo. A sua senha ate aqui era o anonimato. Ele vivia no esconderijo.


- Veja a generosidade em ação. TE dou as terras do seu avô. Você vai ter servos. Você vai ficar comigo aqui. Em quatro lugares diferentes diz nos que ele comeria à mesa com o rei. Imagine a cena. A sineta do jantar sona no palácio. Vem Davi e toma assento , depois vem Amom e senta À esquerda do rei. Vem a bela a graciosa Tamar e senta ao lado de Amom Vem salomão com toda a aquela calma..... depois vem Absalão esbajando vaidade , cabelão solto nos ombros. Então ouve-se batidas de muletas.....




AS LIÇÕES DA GRAÇA


1- Em certa ocasião Mefibosete gozou da companhia com o seu pai. O mesmo aconteceu com adão e Eva. O Jardim simbolizava o plano de Deus para o homem. Gn. 2: 8, 15..




2- Um dia uma tragédia aleijou Mefibosete pelo resto de sua vida. Assim também aconteceu. O pecado trouxe a morte e a deformação total do ser humano. O que era belo tornou-se feio e a comunhão foi desfeita; o local pra onde foi lançado era Lo-debar- onde tudo é sem vida. O pecado é a realidade mais repugnante na natureza humana. A humanidade está. marcada


3- A deformação de Mefibosete , não era apenas física. Era emocional e psicológica. A visão de si mesmo era ruim. Cão morto. Auto estima pobre e complexo de vitimismo.


4- Mefidosete nada fez e nada merecia. Tudo era um presente- Só receber o favor do rei. Graça e benção que não merecemos e misericórdia e para os miseráveis. Só os humildes podem se beneficiar da graça. . os humildes. São os vazios de si mesmo. As vezes são chamados de pobres. Não tem onde se apegar. São vazios de si mesmo.


5- O rei removeu esse rapaz de Lo- debar para o palácio. Mudou sua roupa , o promoveu. Veja o que Cristo fez em nós e por nós. Fomos colocados em Cristo. Experimentos a sua morte e a sua vida. Estamos nos lugares celestiais. Fp 2: 6. Nos tirou de nosso LO-debar pessoas e nos levou para um lugar de intimidade onde há sustento e comunhão.


6- Davi adotou mefibosete- foi tratado como um de s eus filhos. – Fomos adotados na família de Deus. Temos sua natureza, sua herança e sua presença; EFesios. 1: 4 e Romanos 8: 15, 17.


7- A deficiência física de Mefiboseta não era causa de vergonha e nem obstáculo para sua aceitação.- Deus teve que tratar o nosso pecado na cruz de Cristo. Mais ainda temos alguns aleijões emocionais. Isso nos lembra que não somos perfeitos, apenas amados incondicionalmente..


8 - Mefibosete na mesa do rei lembra nos que a nossa vocação é real e celestial. Fomos criados para o plano eterno de Deus,


O SEU VALOR PASSA PELO VALOR DE CRISTO.


A NOSSA AUTO IMAGEM É RECONSTRUIDA A PARTIR DO QUE NOS FOI DADO .


A NOSSA IDENTIDADE É RECONHECIDA DE DENTRO PRA FORA. I Cor. 1: 30.






LEITURA: 2 SAMUEL. 9: 1- 10.




Intrdoução ao assunto: O Dr Chaffer é um nome desconhecido pela maioria dos estudantes de teologia. Foi conhecido como um homem da graça. Fundou um seminário em DALAS. Num dia ele reuniu os alunos de sua matéria e disse assim: Nos últimos cinqüenta anos tenho estudado um único assunto: A GRAÇA DE DEUS. E ainda estou apenas começando a entender isso. Três depois ele morreu , aos 85 anos de idade.


No entanto ninguém apreciou mais a graça de Deus do que Paulo. Aquele sujeito orgulhoso e cruel experimentou uma mudança radical em sua vida e trajetória. Olha o que ele diz: i Cor. 15: 9-11.


O que quer que ela tenha se tornado agora , devia tudo a graça de Deus. A gente podia ouvi-lo dizendo assim:


DEUS FAZ O QUE FAZ EPLA SUA GRAÇA- Nada em nós merece a bênção de Deus , mais ele faz o que faz pela sua graça.


SOU O QUE SOU PELA GRAÇA DE DEUS.. Se existe algo bom em mim, devo isso ao trabalho da graça de Deus.


PERMITA QUE VOCÊ SEJA O QUE É PELA GRAÇA D E DEUS.. A graça não é algo a ser exigida , deve ser demonstrada e pronto..


Criamos uma imagem herética de Deus , que sempre produz tormento e culpa. Um Deus que cobra , que fustiga os seus filhos. Toda a ira de Deus foi despejada em seu filho Jesus. Toda justiça de Deus foi aplicada em nós por Cristo. Quando Deus ressuscitou a Jesus, Ele estava dizendo: Agradei do meu filho. Ela pagou todo. Agora mediante a fé, quando recebemos em nos a obra dele, estamos certos de Deus se agrada de nós..


UM CENÁRIO QUE EXPOE A GRAÇA


Transição: Vamos na vida meio pacata no oriente a uns 4 mil anos atrás. As dinastias em Israel eram tiranas. Os sucessores matavam os filhos dos antecessores. Era um terror.


Davi sucedeu a Saul no trono , após a sua morte numa batalha. Jônatas também morrera. Ficou um filho. 2 Sm 4: 4. ( aleijado).


Medite na pergunta no v. 1 Olha a pergunta que os graciosos fazem?

Chesed , é misericórdia, bondade. Ele não pergunta se alguém merece ou é digno.. Davi não perguntou isso por causa de Mefibosete ele nem o conhecia.


Ele morava em Lo-debar- lugar onde não há pasto. Lá não tem nada. Miséria.


Vão buscar o aleijado e o traz. Ele estava com medo. A sua senha ate aqui era o anonimato. Ele vivia no esconderijo.


- Veja a generosidade em ação. TE dou as terras do seu avô. Você vai ter servos. Você vai ficar comigo aqui. Em quatro lugares diferentes diz nos que ele comeria à mesa com o rei. Imagine a cena. A sineta do jantar sona no palácio. Vem Davi e toma assento , depois vem Amom e senta À esquerda do rei. Vem a bela a graciosa Tamar e senta ao lado de Amom Vem salomão com toda a aquela calma..... depois vem Absalão esbajando vaidade , cabelão solto nos ombros. Então ouve-se batidas de muletas.....


AS LIÇÕES DA GRAÇA

1- Em certa ocasião Mefibosete gozou da companhia com o seu pai. O mesmo aconteceu com adão e Eva. O Jardim simbolizava o plano de Deus para o homem. Gn. 2: 8, 15..


2- Um dia uma tragédia aleijou Mefibosete pelo resto de sua vida. Assim também aconteceu. O pecado trouxe a morte e a deformação total do ser humano. O que era belo tornou-se feio e a comunhão foi desfeita; o local pra onde foi lançado era Lo-debar- onde tudo é sem vida. O pecado é a realidade mais repugnante na natureza humana. A humanidade está. marcada


3- A deformação de Mefibosete , não era apenas física. Era emocional e psicológica. A visão de si mesmo era ruim. Cão morto. Auto estima pobre e complexo de vitimismo.


4- Mefidosete nada fez e nada merecia. Tudo era um presente- Só receber o favor do rei. Graça e benção que não merecemos e misericórdia e para os miseráveis. Só os humildes podem se beneficiar da graça. . os humildes. São os vazios de si mesmo. As vezes são chamados de pobres. Não tem onde se apegar. São vazios de si mesmo.


5- O rei removeu esse rapaz de Lo- debar para o palácio. Mudou sua roupa , o promoveu. Veja o que Cristo fez em nós e por nós. Fomos colocados em Cristo. Experimentos a sua morte e a sua vida. Estamos nos lugares celestiais. Fp 2: 6. Nos tirou de nosso LO-debar pessoas e nos levou para um lugar de intimidade onde há sustento e comunhão.


6- Davi adotou mefibosete- foi tratado como um de s eus filhos. – Fomos adotados na família de Deus. Temos sua natureza, sua herança e sua presença; EFesios. 1: 4 e Romanos 8: 15, 17.


7- A deficiência física de Mefiboseta não era causa de vergonha e nem obstáculo para sua aceitação.- Deus teve que tratar o nosso pecado na cruz de Cristo. Mais ainda temos alguns aleijões emocionais. Isso nos lembra que não somos perfeitos, apenas amados incondicionalmente..


8 - Mefibosete na mesa do rei lembra nos que a nossa vocação é real e celestial. Fomos criados para o plano eterno de Deus,


O SEU VALOR PASSA PELO VALOR DE CRISTO.


A NOSSA AUTO IMAGEM É RECONSTRUIDA A PARTIR DO QUE NOS FOI DADO .


A NOSSA IDENTIDADE É RECONHECIDA DE DENTRO PRA FORA. I Cor. 1: 30.