Mensagens

O QUE OS PAIS DEIXARÃO COMO LEGADO A SEUS FILHOS?



Como são felizes os filhos de um pai honesto e direito! Pv 20:7



A preocupação que os pais tem com a sua família, especialmente com os seus filhos é algo natural. No entanto, antes de se preocupar com os filhos, os pais devem se preocupar com o seu próprio caráter, bem como viver um padrão de fé e santidade que venham a influenciar poderosamente a vida de seus filhos. Pais cristãos são abençoadores de seus filhos. Muitos pais bem intencionados constroem belas casas, compram carros novos e procuram passar aos filhos a imagem de um homem bem sucedido na vida. Não creio que seja errado, mas é preciso avaliar que tipo de herança vale a pena deixar aos filhos.

Os pais verdadeiramente cristãos deixam um exemplo de fé e temor a Deus para os seus herdeiros; e isto, em si mesmo, será uma mina de verdadeira riqueza. O dinheiro acaba; os bens não são duradouros, mas um exemplo positivo fica impregnado na memória da geração posterior. Quantos homens podem traçar o sucesso de suas vidas ao exemplo deixado por seus pais!

Os pais verdadeiramente cristãos deixam também a reputação como um legado poderoso. As pessoas sempre consideram o sucesso de um pai ao verem como os filhos dele se tornaram homens e mulheres honestos. Quando somos sucessores de um pai que tinha reputação excelente, uma fé vigorosa e um compromisso autêntico com Deus, as pessoas reconhecerão facilmente o valor dessas virtudes.
Os pais cristãos deixam para os seus filhos um exemplo de vida de oração e a bênção de um Deus que houve as orações. Isso influencia o coração dos filhos e netos a buscarem o Senhor e tê-lo nas suas vidas. Filhos precisam conhecer ao Senhor. Eles precisam ver como o evangelho opera na vida dos seus pais cristãos.

Os pais cristãos deixam uma boa lição para os seus filhos, sendo apegados à palavra de Deus. Não precisam sempre fazer aquele discurso acusatório, mas viver a palavra até nas atitudes mais simples dentro de casa.

Os pais verdadeiramente cristãos deixam um legado valioso aos filhos, quando amam a igreja, zelam pelo bom nome dela, são participantes assíduos da vida da igreja, amam e respeitam a sua liderança. Jesus amou a igreja e deu a sua vida por ela. Isso é amor. O cristão que realmente ama a Cristo terá a mesma atitude.

Os pais verdadeiramente cristãos cuidarão em preservar os valores reais da família, como o carinho nos relacionamentos, a expressão de um amor gentil e cuidadoso e uma disciplina que revelam amor e sabedoria.

Nele que é a nossa vida!


O QUE VOCÊ PRECISA LEMBRAR SEMPRE? Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho - 2 Tm 2:8



O cenário em volta de Paulo não era o mais animador. Quase posso sentir a tristeza do seu coração. Muitos legalistas, judaizantes, perseguiam a mensagem da Graça. Alguns crentes estavam fascinados com os pregadores mirabolantes. Proliferavam por toda parte pecadores picaretas falando no nome de Jesus, mas não pregando o evangelho genuíno da Graça de Deus. Paulo se encontrava preso em Roma e angústia com o que estava se passando.
Nesta passagem, o velho apóstolo tenta inocular esperança em um jovem pastor que tinha muito a aprender em termos de relacionamento com Jesus. O texto expressa quase um pedido, uma exortação de alguém que experimentou a vida de Cristo e pagava um preço elevado por pregar a mensagem da Cruz de Cristo.
Lembra-te de Jesus Cristo! O crente precisa crer na morte de Cristo como um evento histórico, mas não pode esquecer de que fomos atraídos por Cristo quando ele foi crucificado.

E eu quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo - João 12:32. A morte do filho de Deus foi real e nós estamos incluídos nela. Isso faz parte do plano eterno de Deus. Não há Novo Nascimento sem a morte do homem natural. Só assim a ressurreição de Cristo tem um significado real. Quando a nossa mente se ocupa de Cristo, pensa nas coisas lá do alto, então perdemos todas as referências de viver para nós mesmos. A nossa vida é Cristo em nós.

Se morrermos com Ele, também viveremos com Ele - 2 Tm 2:11. Essa é a palavra verdadeira e fiel. Isso é evangelho. Precisamos crer na morte de Cristo. Precisamos crer que morremos naquela cruz quando Jesus foi crucificado. Precisamos crer que fomos sepultados com ele na morte pelo batismo. E unidos a Ele na sua ressurreição. Precisamos crer que se já morremos com Cristo, também viveremos com Ele. Todo o propósito em todo tempo foi de nos incluir na pessoa de Cristo. Estamos em Cristo e Ele está em nós. Eu neles e tu em mim , afim de que sejam aperfeiçoados na unidade.

Se perseverarmos, também com Ele reinaremos - 2 Tm 2: 12. A mensagem da cruz é triunfante. Cristo triunfou sobre a morte e sobre o império de satanás. Somos filhos e herdeiros. A nossa vocação é Trono. Reinaremos com Ele. Aleluia!

Se formos infiéis, ele permanece fiel - 2 Tm 2: 13. Ser fiel é o caráter de Deus. É algo constante, eterno e imutável. A história Bíblica é rica de exemplos da fidelidade de Deus, e até mesmo na infidelidade humana. Deus é totalmente digno de toda confiança. Todo o seu proceder é fiel. Contudo, o ser humano é infiel. O procedimento do homem é totalmente enganoso. Nossos compromissos não são verdadeiros. Só a obra de Cristo em nós, é que muda o nosso caráter. A fidelidade de Cristo reveste o nosso caráter de santidade e verdade.

Lembrar-se de Jesus Cristo, ressuscitado entre os mortos, é estabelecer o propósito de viver conforme o padrão de Deus no mundo corroído pelo mal.

Nele que é a nossa vida!

 


BÊNÇÃO SOBRE BÊNÇÃO 








Pr. Hélio Pereira
27-03-2011











Por Pr. Hélio Pereira
10-04-2011

Efésios 1: 9-14

Pr. Hélio Pereira
20/03/2011


Ser rico. Quem não sonha com essa possibilidade? Está embutido dentro dos sonhos de cada um. Existe até palestra para quem quer ficar rico e slogan que reforça essa questão - casais inteligentes enriquecem juntos.

Deus gosta de riqueza. Tudo que diz respeito a Deus é acompanhado de riqueza. Rico em misericórdia - 2.6 - Riqueza de sua graça - 1:7 - Riqueza da glória de sua herança - 1: 18 - Suprema riqueza de sua graça - 2: 7 - Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo - 3:8.


Ele nos redimiu - v. 7

Redimir é resgatar, tirar do cativeiro. - Tt 2: 14.
Um dia fomos roubados e colocados em cativeiro - Satanás usurpou a criação divina; intitulou-se ‘deus’ deste mundo e nos fez seus escravos por meio do pecado. Ele é chamado na Bíblia de ladrão e assassino. Quando Cristo nos salvou, Ele nos comprou e pagou um preço elevado. Cristo fez isso pelo seu sangue e, com isso, nos resgatou. Sangue tem haver com o purificar e limpar. Deus redimiu a todos. É obra total e exclusiva dele.


Fez convergir todas as coisas a Cristo = dirigir todas as coisas para o mesmo fim; para o ponto central.

Jesus é o centro de todas as coisas - v.10 - Senhor e soberano sobre tudo e sobre todos. Ele é o Criador e isso está além do que podemos imaginar. Ele põe em ordem toda a criação. Tudo culmina para Ele e tudo termina nele. Nada além dEle. O caos de Gênesis 1:2 é redimido a partir de Cristo. Esse mundo novo tem a forma e beleza de Cristo. Apocalipse 21:5 - diz que Deus fará novas todas as coisas.

Fez de nós seus filhos e sua herança

No momento de nossa salvação Deus nos registrou como herdeiros. Preste atenção: Deus nos colocou na pessoa de Cristo e isso nos fez

Estamos dentro dele. Ele está em nós. Isso é comunhão. Hoje aqui na terra nós somos a herança de Deus. Somos a riqueza de Deus nesse mundo. Ele comprou essa herança. Somos a sua riqueza. Então, permaneçamos nele. Dentro dele. Essa é a nossa segurança.

Selou-nos com o seu Espírito Santo – v. 13

No momento da nossa salvação, Jesus colocou o seu Espírito Santo em nós. Agora, nem os nossos pecados nos separam dEle; pois a sua graça é maior e mais abundante que o nosso pecado. A nossa adoção é irreversível. O nosso nome foi escrito no Livro da Vida, segundo o poder e a vontade de Deus. A nossa salvação é eterna e está totalmente nas mãos de Deus. O sangue de Jesus nos purifica (e continua nos purificando).

Temos a herança dEle e há uma garantia que vamos herdá-la

Quando compramos um imóvel, há um depósito de garantia. Essa caução é para garantir o cumprimento do contrato. Aqui está a maravilha de Deus! Ele nos comprou e com sua riqueza total, fez o depósito caução para garantir que no final, Ele nos dará todas as coisas que concedeu a seu Filho Jesus - isso é amor e graça – Gl. 4: 6 e 7.

Cristo nos redimiu e nos libertou do pecado. Não somos mais escravos de nada, nem de ninguém. Somos herdeiros de Cristo e livres, pela graça de Deus.

Nele que é a nossa vida!






CRENTES ESCRAVIZADOS OU SALVOS E LIVRES?




por Pr. Hélio Pereira
13-03-2011

“Foi para a liberdade que Cristo nos salvou... Gl 5:1”.

“ A lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Rm 5:2.”

Pecar não é um acidente na trajetória de uma pessoa. É uma lei. Se uma pessoa mata a outra, isso é pecado. E se ela mata todos os dias, esta é a lei de matar. Se uma pessoa se descontrola sempre, e briga, e fala mal, sua natureza é para ela uma lei que a domina. Ninguém peca por acaso e não peca apenas uma vez. Todos pecam muitas vezes ao longo de suas vidas. Os mentirosos continuam mentindo, os adúlteros continuam adulterando, os ladrões continuam roubando, as pessoas de natureza difícil, continuam perdendo o controle. Essa é uma lei dentro do ser humano que é difícil de ser vencida.

Quando o Espírito Santo abre os olhos de uma pessoa convencendo-a do pecado e revelando que há uma lei que opera na sua carne, e que a torna escrava do pecado, e quando ela reconhece isso, então essa pessoa poderá ser liberta.

Se você considerar o pecado como um simples problema de conduta inadequada, vai orar mais, lutar mais para vencê-lo e cair sempre. Por quê? Porque é inútil. Assim como o poder do pecado é forte e constante; a nossa força é pequena e não pode alterar essa lei. Por isso temos tantos “crentes derrotados”. A lei do pecado sempre vence a nossa vontade de não pecar.

Sei que essa posição que estou assumindo deixa muita gente inquieta. Mas se você entender a natureza do pecado será libertado de muitas opressões e tristezas. Se você aceitar a Palavra de Deus, entenderá que o pecado é uma lei e que ninguém pode vencê-la apenas com a força de vontade. Dê uma olhada na situação de sua vida e na de outros. Quantos fracassos! Quantas promessas você já fez a si mesmo, a Deus e a alguém que nunca mais cairá nesse erro e depois de alguns dias ou horas, cai de novo. Está preso na lei da derrota. Certamente já disse assim alguma vez: O que eu devo fazer para sair dessa situação?

No capítulo 7 de Romanos, há um quadro bem intrigante. Muitos cristãos estão presos nesse capítulo. Não adianta aprender Romanos 8 e ficar preso na lei do pecado e da morte que é descrita no capítulo 7. Paulo está usando a sua experiência para mostrar como ele era um escravo do pecado até receber a revelação da situação. Quando ele descobre isso, chega a conclusão que é um homem miserável vendido à escravidão do pecado.

Mas qual é o caminho da vitória? A solução está aqui: “Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” - Rm 8;1. A palavra condenação tem um sentido legal e outro civil. No sentido civil significa “incapacidade”. Não somos mais incapazes de viver livres. “Por quê?” Porque o Senhor Jesus nos deu o livramento completo. É algo que o Senhor realizou. O que temos em Rm 8:2 é simples e, ao mesmo, tempo poderoso. “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”

Precisamos de muita atenção no que diz esse versículo da Palavra de Deus. A lei do Espírito da vida está em Cristo. Não é apenas o Espírito da vida, mas a lei do Espírito da vida. O que isso realmente quer dizer? - veremos no próximo boletim.

Nele que é a nossa vida!





CONTROLE A SUA LÍNGUA



Por Pr. Hélio Pereira


11-02-2011
 
A maioria das pessoas está bem familiarizada com a fofoca. Certamente já ouvimos, espalhamos e fomos vítimas dela. Os boatos têm uma característica perigosa; as pessoas não se sentem responsáveis pelo que transmitem como boato, atribuir responsabilidade e prejuízos tornam-se muito mais difícil. A fofoca percorre uma escala que vai de conversas de natureza íntima, pessoais e traiçoeira a afirmações que difamam e estragam a reputação ou a felicidade de alguém. Nossas conversas geralmente são recheadas de críticas. O Senhor lista os fofoqueiros ao lado dos inimigos de Deus, dos desleais, dos insolentes e dos homicidas. A bíblia é clara quanto aos prejuízos e consequência da fofoca. O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre. Pv 11:13.

A mentira também é um comportamento totalmente repugnável. Comentar algo a respeito de alguém que não ajude nem edifique pode ser considerado fofoca. Deus tem a fórmula adequada para lidar com indivíduo que se encontra em pecado. Mt 18:15: “ Se teu irmão pecar , vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão”. Devemos confrontar com a amor a pessoa que está envolvida no pecado da fofoca ou qualquer outro tipo de pecado. O propósito é a restauração desse irmão e o restabelecimento da sua comunhão com Deus e com os irmãos. Dar ouvidos a boatos é tão ruim quanto espalhar palavras maldosas que atingem a honra das pessoas. “O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.” Pv.17:4. A marca da maturidade espiritual é saber controlar a própria língua. “ Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração , a sua religião é vã.Tg 1:26.” A fofoca e a maledicência são armas terríveis de Satanás que causam muita destruição na igreja.

Na forma em que a bíblia fala sobre o estilo de vida dos santos, os crentes espiritualmente amadurecidos devem evitar toda sorte de maledicência e ajudar os imaturos a vencerem esse hábito. Viver acusando uns e outros certamente não é da natureza de Deus. Ser caluniador é se identificar com o diabo. Nada é tão cortante como uma espada afiada do que a mágoa causada por palavras danosas. A fofoca não é, jamais, um ato de bondade; ela diminui a pessoa sobre a qual se fala. Ela degrada o cristão que a pratica; ela serve de tentação e de armadilha para o ouvinte que participa desse ato de maldade.

Nele que é a nossa vida.


RESPOSTAS DE DEUS PARA PROBLEMAS HUMANOS

por Pr. Hélio Pereira
06-02-2011


Por que é permanente a minha dor, e a minha ferida é grave e incurável? Por que te tornaste para mim como riacho seco cujos mananciais falham?
Assim respondeu o Senhor: “Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será meu porta-voz. Deixe este povo voltar-se para você, mas não se volte para eles.” Jeremias 15: 18,19.
Sempre vivemos as experiências mais complexas e variantes em nosso dia a dia. Podemos sair de um estado de radiante alegria para outro de profunda tristeza em espaço de minutos. Essas ambiguidades na vida nos deixam frustrados, cansados e com muita depressão na mente.
O profeta Jeremias expressa uma dor contínua e uma sensação de alma vazia quando pensava em sua situação e na condição de seu povo. E assim, muitos vivem estressados devidos a situações mal ajustadas na família. Essas situações criam feridas que doem na alma. As esperanças que nunca se realizam trazem muitas decepções. Desprezos declarados ou velados marcam muito os sentimentos de todos os que passam por isso.
Jeremias previa uma avalanche de mal que viria contra o povo de Israel. Ele sabia que nenhum mal sobreveria de graça. O povo ignorava a Palavra de Deus e a desobediência era declarada. A falta de amor destruía os relacionamentos familiares. Quando a idolatria entorpece o coração, ninguém dá valor ao que o Senhor diz então a destruição é certa.
No nosso dia a dia, testemunhamos um nós mesmos, muito empenho material e muita tragédia familiar. Preparamos-nos muito para sermos bem sucedidos na vida, nos sairmos bem na batalha pelas conquistas dos melhores planos, mas perdemos o essencial e não nos importamos com isso. Disciplinamos nossos filhos para serem bem sucedidos na vida profissional, mas não sabemos prepará-los para serem bons maridos e pais dedicados e homens que honrem a Deus.
Quando Deus responde aos problemas de Jeremias, ele mostra a fonte dos problemas pelos quais ele e a nação passava. De onde eles viam? Viam da dureza dos corações. A cura também estava condicionada ao arrependimento. O mal comumente está dentro do coração e só a confissão e o abandono desse pecado podia mudar a situação.
Deus é luz e não se confunde com trevas, Ele é Santo e não se mistura com a impureza, quem anda com Ele já tomou a posição de ser radical entre o certo e o errado. Santo é diferente de profano e o salvo por natureza é diferente do perdido.
As promessas do Senhor são abundantes. Ele promete levantar o caído e agir em favor do submisso. Ele promete trazer ao arrependido uma posição onde a boca iria proferir a palavra o que é santo e de valor eterno.
Reflita nessa leitura e tome a decisão radical de render-se ao Senhor, servi-lo e abençoar muitas pessoas que você perdeu ao longo dos anos.

Nele que é a nossa vida.



A MARAVILHOSA ARTE DE ESPERAR


“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim,
e ouviu o meu clamor” - Salmos 40:1.

Por Pr. Hélio Pereira
26-01-2011
Ninguém gosta de esperar, não é? - Na fila do banco, no supermercado ou em qualquer outro lugar, a demora nos irrita. Namorados não suportam a espera até o casamento para a intimidade sexual. A nossa aversão por esperar fica evidente quando aguardamos algo que tanto precisamos ou a chegada de alguém que amamos. Esperar sempre nos coloca em situação de extrema angústia.

Como lidar com a espera? Como esperar com paciência? Será que Deus nos deu algumas dicas na Bíblia, para lidarmos bem com a nossa ansiedade, quando temos de esperar? Vejamos então:

Isaías 8: 17: Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei. Deus age de acordo como o seu próprio cronograma e não o nosso. Deus tem o seu tempo e não se curva diante de nossa pressa. Confiar no Senhor não significa que Ele vai correr para atender o nosso esquema de urgência. Mesmo quando sua resposta é mais vagarosa do que desejaríamos, podemos ficar confiantes. Ele gosta que confiemos em sua palavra. Ele vai responder. Esperar nele, significa descansar quanto ao que nos aflige, sem o medo de perder a hora. Deus não atrasa sua obra em nós.

Isaías 25:9: Naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus em que esperávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor em quem aguardávamos, na sua salvação exultaremos e nos alegraremos. Deus sempre responde a nossas orações de forma que excede todas as nossas expectativas. Quando recebemos a resposta dele para cada uma de nossas necessidades, sempre é muito melhor do que esperávamos. Ele vê o que não vemos e conhece o que não conhecemos. O propósito dele ao nos dar o que precisamos é nos levar a uma total satisfação nele. Exultar nEle, nos alegrarmos nEle.

Isaías 30: 18: Por isso, o Senhor espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, por que o Senhor é Deus de justiça; bem aventurados todos os que nele esperam. Percebemos nesse versículo que Deus recompensa a nossa disposição de esperar. Geralmente quando estamos diante de uma situação que precisa decisão rápida, somos tentados a agir na busca de solução rápida. Não temo aquela calma em aguardar a resposta de Deus. Mas a paciência por esperar no Senhor será recompensada. O Senhor espera o momento de demonstrar a sua bondade para conosco. É isso que o versículo aqui nos ensina. Ele ainda se levantará para demonstrar sua compaixão por nós.

Isaías 40:31: Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam , caminham e não se fatigam. Você já experimentou esgotamento físico? Já viu suas forças emocionais se exaurirem? A ansiedade faz exatamente isso. Ela exaure nossos recursos físicos, emocionais e espirituais. Veja que quando decidimos por esperar no Senhor e pelo Senhor, Ele nos dá força. Ele opera com seu poder dando-nos as condições necessárias para a caminhada. Na verdade Ele vai alem conosco. Permite que voemos como águias, que corramos e não nos cansamos e caminhemos sem fatiga.

Esperar no Senhor é a estratégia sábia para não ficarmos doentes com os problemas ou com o que queremos, mesmo que achamos que temos pressa.

Nele que é a nossa vida.



PROPICIAÇÃO - O REMÉDIO EFICAZ QUE DEUS PROVIDENCIOU PARA O PECADO E A CULPA

Por Pr. Hélio Pereira
24-01-2011




No Antigo Testamento, a propiciação era a base daqueles rituais que tinham a ver com o pecado tanto individual como coletivo. Ver Lv 4:1-6:7 e 16: 1-34.

No Novo Testamento, essa palavra aparece quatro vezes com significados muito importantes, pois incidem na pessoa de Jesus Cristo. A primeira é a declaração que Paulo faz sobre a base lógica da justificação dos pecadores por Deus.

“sendo justificado gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos”. Rm 3: 25-26.

Nós somos justificados (perdoados e tido como justos) mediante a fé no sacrifício de Cristo. Deus ofereceu Jesus como sacrifício pelos nossos pecados.

A segunda parte da exposição em hebreus da base lógica da encarnação do Filho de Deus.

“Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação pelos pecados do povo”. Hb 2: 17.

A propiciação aqui, diz que Cristo satisfez a ira de Deus pelo pecado do homem, mediante a sua morte na cruz. A expiação remove o pecado e a culpa e restaura o nosso relacionamento com Deus.

A terceira é o testemunho de João sobre o ministério do Senhor Jesus.

“Se porém alguém pecar temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados”. I João 2:1,2.

Jesus está ao nosso lado diariamente. Ele nos ajuda em todos os processos legais que são contra nós. É o nosso defensor diante de um tribunal. Ele é justo e eficaz por causa de sua morte na cruz. Ele foi a única oferta capaz de satisfazer a justiça de Deus com respeito ao pecado. Ele morreu por toda a raça humana.

A quarta é a definição do amor que Deus oferecia no livro de I João.

“Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por mio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como Propiciação pelos nossos pecados.” I João 4: 8-10.

Podemos ver que a palavra propiciação no Novo Testamento é um tema central para a nossa fé. O amor de Deus, a encarnação do filho, o significado da cruz, a intercessão celestial de Cristo, o caminho da salvação, tudo deve ser explicado em termos da propiciação, como vimos nesses textos. Qualquer explicação que não inclua a propiciação será incompleta e, na verdade, mentirosa pelos padrões do Novo Testamento.

Nele que é a nossa vida.


O DEUS IMUTÁVEL


Por Pr. Hélio Pereira
14-01-2011

Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação nem sombra de mudanças Tg 1: 17.

Por que eu, o Senhor não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sereis consumidos. Ml 3:6.

Aprendemos que Bíblia é a palavra de Deus, lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Nela obtemos o conhecimento de Deus e sua vontade. Esse conhecimento chega até nós por meio do Espírito de Deus. Muitas pessoas ao estudarem a Bíblia ficam confusas por não entendê-la, ou mesmo, ao interpretá-la com os recursos hermenêuticos e exegéticos apenas como um livro escriturístico, sem relevância para a vida. Qual a ligação entre o ontem e o hoje? Qual a relação entre o mundo antigo visto na Bíblia e os tempos modernos com estilo de vida tão diferente? A resposta é o próprio Deus. O Deus que Abraão, Moisés, Davi tiveram é o mesmo Deus de hoje. Trata-se exatamente do mesmo Deus, Pois Deus não muda de modo algum. Assim, o que devemos salientar a fim de perder o sentimento de que há um abismo intransponível entre a posição dos personagens bíblicos e as pessoas de nosso tempo é a verdade da imutabilidade de Deus.

Deus não muda. Vamos ampliar este pensamento da seguinte forma.

A vida de Deus não muda. Ele é desde a antiguidade. Salmo 93:2, o rei eterno. Jr 10:10, o único que é imortal. I Tm 6: 10, as coisas criadas tem começo e fim, mas isso não se aplica ao criado.

O caráter de Deus não muda. Tensão, choques e tensão ou lobotomia (um tipo de cirurgia no cérebro) podem alterar o caráter de uma pessoa, mas nada altera o caráter de Deus.

Os planos e propósitos de Deus não mudam. Ele não mente e nem se arrepende.

I Samuel 15:29: “ Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso Ele fala e deixa de Agir? Nm. 23:19.

Arrepender significa rever uma opinião e mudar o plano de ação. Deus nunca faz isso, pois seus planos são eternos e perfeitos e o seu conhecimento sobre tudo o faz manter controle absoluto sobre todas as coisas, de modo que não pode haver emergências nem desenvolvimentos inesperados que o tomem de surpresa e o faz mudar de idéia. Deus nunca deve rever seus decretos. Por uma razão Ele é Perfeito.

“Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações” - Salmo 33:11. O que Deus executa no tempo, Ele já planejara desde a eternidade, e tudo o que Ele planejou na eternidade realiza em seu devido tempo. Há alguns textos no Velho Testamento como em Gn 6:6, I Sm 15:11. 2 Sm 24:16 ; Jonas 3: 10 , que falam sobre o arrependimento de Deus. A referência em cada caso é sobre uma anulação do tratamento prévio dispensado a certos homens específicos, como conseqüência da reação deles a esse tratamento. Certamente essa reação deles já eram previstas pelo Senhor , pois Ele é Onisciente. Não há mudança alguma em seu propósito eterno quando Ele começa a agir em relação a uma pessoa de maneira diferente.

O Filho de Deus não muda. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Hebreus 13:8.

Nele que é a nossa vida.




A VIDA DEBAIXO DO SOL

Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? Eclesiastes 1:3.
Por Pr. Hélio Pereira
05-01-2011

Em nenhum lugar da Bíblia, a vida é descrita de forma despida de significado do que no livro de Eclesiastes. Logo no seu início temos a seguinte expressão do autor que soa como um refrão musical: vaidade de vaidades, tudo é vaidade - 1:2. Esse termo é repetido mais de trinta vezes no livro. A vida é completamente transitória, vazia e sem um significado que mobilize o coração do homem. O autor nos é apresentado como o Pregador, considerado, por muitos, como sendo o Rei Salomão, filho de Davi. Ele narra a sua busca obcecada por alguma satisfação, algum prazer que lhe desse uma razão para viver apaixonada pela vida debaixo do sol. É inútil, disse Salomão, procurar sabedoria que revele o significado da vida, pois a gente só encontra futilidades - Ec. 1: 7. O ser humano é afligido pelo desejo de sabedoria, mas a sua busca é frustrada.

Salomão empenhou-se muito em buscar um sentido para tudo o que fazia, porém suas ideias se perdiam na obscuridade. Ele carregava um coração inquieto, angustiado e se perdia nas noitadas de festas e bebedeiras. Tudo isso terminava num doloroso vazio -Ec 2: 1-3. O vazio da alma humana não pode ser resolvido pela atividade incessante, o conhecido ativismo; nem pelo trabalho, nem pelo dinheiro - Ec. 2: 4-11. O trabalho não é capaz de proporcionar um prazer aliado ao alívio, mas somente a preocupação e a aflição - 4: 4-6 - “pelo que eu me apliquei a fazer que o meu coração perdesse a esperança de todo trabalho em que trabalhei debaixo do sol, pois as recompensas, de qualquer, serão herdadas por outra pessoa. Ec. 2: 20,21.

Na percepção de Salomão o mundo caído não proporciona nada que venha valer a pena. Salomão não estava sozinho ao expressar essa possibilidade. Muitos sentimentos e ideias que circulam no livro de Eclesiastes são compartilhados no livro de Jó. No Novo Testamento, aprendemos que a razão da vida se dá com a ressurreição de Cristo. Jesus é a vida e fora dele tudo é vazio - João 10:10.

Sem a ressurreição de Cristo, a vida, o trabalho e tudo seriam inúteis. As lutas não teriam sentido, e não somente a falta de significado o engoliria, mas esvaziaria a todos, pois, se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos - I Co 15: 32.

O seu argumento está enraizado na ordem geral da ressurreição, da qual a ressurreição de Cristo constitui as primícias. Essa ressurreição faz com que venhamos a procurar por uma vida boa. Cristo é a nossa vida. Nele tudo encontra a sua razão de ser, pois para Ele são todas as coisas. Isso explica o porquê Paulo decidiu que podia viver em perigos - I Cor 15. 30. Isso explica o que lhe dava forças - I Co 15: 10.

Jesus Cristo veio a esse mundo em forma humana. O Deus eterno se fez carne, se fez homem, para que o homem em Cristo ganhasse a forma de Deus e, assim poder desfrutar a vida eterna. Salomão não entendeu que conhecer a Deus é uma questão de fé. A revelação do Senhor é acessível a todos os que creem. Sem fé é impossível agradar ao Senhor e, consequentemente, é viver na obscuridade.



É PRECISO AMAR

por Ricco Porto
10-12-2010


”E por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos se esfriará” Mateus 24:12

Infelizmente essa já é uma verdade em nosso meio. Gastamos tempo com nós mesmos, buscando objetivos, crescimento em diversas áreas das nossas vidas, por vezes, até perdendo tempo com coisas fúteis.

Deixamos de lado pessoas que estão tão próximas; pai, mãe, irmãos e amigos. Pessoas que, às vezes, precisam apenas de um minuto da nossa atenção. Não estou dizendo que você não deve buscar seus objetivos, a questão é: Você tem amado coisas ou pessoas? Quando você disse do fundo do coração, EU TE AMO a alguém? Você tem praticado esse amor para com essa pessoa? Questões nas quais devemos refletir, e mais do que isso, buscar alternativas para mudar esse quadro. Então você me diz, “Poxa é verdade, mas é tão difícil amar meus pais, eles não me entendem”

Eu te digo, se você não tem conseguido amar aqueles que te amam e te fazem bem, a coisa tá feia, porque Deus exige ainda mais de nós. Ainda mais? Como assim? O próprio Jesus responde essa:

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” Mateus 5: 44

Aí está a resposta ou o "fator complicador" como preferir.

Irmãos, o que Deus exige de nós não é nada que não possamos fazer. Ele conferiu-nos esse amor para que pudéssemos praticá-lo, não só o amor conveniente com aqueles que nos amam, mas principalmente um amor incondicional, até para com nossos inimigos.

Um amor que: “Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta” I Coríntios 13: 5-7

Esse é nada mais nada menos que o amor que Jesus teve quando morreu por nós. Isso lhe parece surreal? Daí você pensa: Mas eu não sou Jesus! Paulo diz em Efésios 5: 1-2:

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”

Então o que está esperando? Faça a diferença, Ame! Essa é uma atitude que pode mudar vidas.


LÓ - UM HOMEM CAPENGA

por pr. Hélio Pereira
12-12-2010

 

Leia essa história em Genesis 19:1-38.

Ló é símbolo daquele tipo de crente fraco, mundano, que vive causando problemas na igreja e deixa de ser bênção. A sua influência nunca é positiva e sua autoridade espiritual é nula. É um crente a reboque - que anda puxado e vive na sombra do outro. É capenga, defeituoso, manco e ainda se considera cheio de si. Ló não levava em conta a presença de Deus. Ele saiu acompanhando seu tio Abraão desde Ur dos Caldeus. Aonde Abraão ia, Ló ia atrás. Abraão andava com Deus, mas Ló não tinha essa percepção - Gn. 11:31.

A caminhada de Abraão foi marcada pela construção de altares a Deus. Foram marcas visíveis de suas experiências com o Senhor. Ló nunca levantou um altar. Nada é dito de sua vida sobre sua experiência com Deus. Vemos muitos crentes assim. Eles não são conhecidos pela afinidade com a Palavra de Deus, pela fidelidade nas contribuições, pela assiduidade nas reuniões da igreja, pela vida intensa de oração, pela dedicação à família, pelo coração missionário que expressa a prioridade de Deus em sua vida. Eles são conhecidos por falarem mal dos irmãos, por causarem empecilho ao desenvolvimento da obra do Senhor e por quererem mandar no que é de Deus.

O Ló moderno que anda no meio das igrejas, vive na sombra dos outros. Não ajuda, mas quer ser ajudado. É aquele marido que vive rebocado por uma esposa fiel. São filhos que vivem sustentados pelos pais, mesmo quando já são totalmente adultos. Quando Ló teve que tomar uma decisão, fez baseado em seu coração mundano e interesseiro. Escolheu uma terra de pastos bons, queria lucrar na criação de gado. Revelou ganância e apego às coisas materiais – Gn. 13: 10.

Ló dava mais valor ao ter do que ao ser. Abraão não tem apego a terra. Ele ama a Deus e seu coração pertence ao Senhor. O coração de Ló era tão apegado ao lucro material, que ele não percebeu para onde estava levando a sua família. Há uma coisa interessante nessa história. Ló perdeu a terra que cobiça e Deus deu a Abraão toda a terra que Ló cobiçou.

O coração de Ló o levou para Sodoma. Um lugar de gente imoral. A vida em Sodoma era só diversão e pecados. Ló estava interessado em se urbanizar. Para ele, o status, o sucesso, a fama, a riqueza valiam mais do que a vida espiritual da família. Ló se misturou com a cultura de Sodoma. Envolveu-se com os costumes da região. Você já leu I João 2: 15? “Não ameis o mundo e nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.”

Há muitos crentes vivendo em Sodoma. Perderam os valores absolutos da Palavra de Deus. Estão fascinados com os valores dessa vida. Não se entusiasmam com as glórias do Céu. O brilho de Sodoma cega os olhos do coração.

Ló ganhou função pública, importante na cidade de Sodoma, mas não influenciou em nada – Gn. 19:1. Alguns até poderiam pensar: Que bênção! Ganhou um emprego público importante! Foi um milagre de Deus! Mas veja que, Ló foi espiritualmente apático, não fez a mínima diferença na cidade. Ele não orava, não fazia referência de Deus. Foi um acomodado, nulo. Teve vida dupla naquela cidade.

Há muita gente assim. Que Deus tenha misericórdia dos crentes capengas. E você, meu irmão e minha irmã, tem sido uma influência do bem onde mora? Onde você trabalha e estuda? E os outros, te conhecem pelo seu caráter cristão? Reflita sobre a história de Ló.

Nele que é a nossa vida!


CARNE X ESPÍRITO
Romanos 8: 5-11


por pr. Hélio Pereira
05-12-2010

Já conversamos em uma ocasião, que salvação é libertação da carne. Agora, vamos abordar sobre os contrastes entre a carne e o espírito. O jogo continua. Existe em você um craque que pode definir a jogo. A carne concentra-se no prazer físico, como mostra em Romanos 8:5 - O espírito concentra-se no prazer espiritual.

O resultado da operação da carne é a frustração, a tristeza e a separação; o que significa a morte. Já o resultado da operação do Espírito é a vida e a paz, que significa consciência tranquila. Ninguém se machuca ou sente-se um fracassado na esfera espiritual.

A carne não gosta de Deus. Tem aversão à luz e a santidade - O Espírito é atraído pelo que é limpo. Quem anda na carne não tem o Espírito de Deus - Quem está no Espírito significa que Cristo vive nele. versículo 9, de Romanos 8.

O princípio da carne é a desobediência a Deus - v. 7 - Quem tem o Espírito tem a vida de Deus - v.10. Quem está na carne não pode agradar a Deus - v.8 - Os que são de Cristo vivem para agradar a Cristo – I Co 6:20. Quem não tem o Espírito de Cristo , não consegue resistir ao pecado e o Resultado acaba sempre sendo o fracasso na vida.

A salvação liberta o homem do poder da carne. Cristo nos crucificou em seu próprio corpo na cruz a fim de nos livrar do poder escravizador do pecado, onde a carne é o instrumento do próprio pecado. Só a morte pode livrar o ser humano desse mal - Romanos 7:4. O ser humano sem crer na sua morte juntamente com Cristo, é aquele tipo que pensa saber tudo, arrogante, briguento e intolerante. Ninguém pode servir a Deus enquanto permanecer no domínio do pecado.

O ser humano é depravado por natureza. Educação cristã não o regenera. A mera participação nas atividades da igreja não muda sua essência. O homem é errado no âmago do seu ser. Os homens amam as trevas e odeiam a luz. O que pode ser feito por ele? Ele pode mudar a si mesmo? “Pode por acaso o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas manchas?” - Jeremias 13:23. O homem consegue mudar as suas inclinações? Dê a ele novas roupas, uma nova casa, numa nova vizinhança, divirta-o com tudo que há de melhor e elevado, eduque-o e treine sua mente, enriqueça sua alma com doses frequentes da mais fina cultura já conhecida, faça tudo e um pouco mais. Contudo, ainda assim, a sua essência será a mesma, e os desejos e segredos de sua vida não mudarão ( D. Martyn Lloyd-jones).

CONVERSANDO SOBRE CASAMENTO
por pastor Hélio
10-11-2010

Apontando os problemas:

1- Não sabemos viver conforme as regras do casamento, que parecem rígidas e frias.

O desafio Bíblico é aprender a vida de Cristo. Isso é para todos os aspectos da vida, incluindo o casamento.

A dificuldade que temos hoje em nossa igreja é que as pessoas não gostam que toquem em seus casamentos. É como se não pudesse mexer nessa área.

Tipos de amor:

  • Amor Ágape - esse tipo de amor não é construído pelo ser humano. É derramado em nós pelo Espírito Santo - Romanos 5:8. O Espírito Santo é Espírito de Amor. Tem o fruto do amor. Esse é o amor do casamento. 
  • Amor romântico, Eros, Storge, Philéo são humanos.









Ágape é ativo, construtivo e perdoador.


2- Somos conscientes de como devemos ser e fazer no casamento. A maioria de nós não consegue viver o estilo de vida que desejamos ou sonhamos.


Solução: Cristo em nós! Casamento em Cristo é aquele que honra a reputação de Cristo.


O casamento centralizado na pessoa é o que fazemos, mas ocorre que não é o certo. Ao centralizar o casamento em Cristo, Ele casará com a igreja.


3- Os dois caminhos que percorremos: O andar na carne e o andar no espírito. Um nos direciona ao fracasso e o outro, ao sucesso. Não é nada fácil fazer a distinção.


4- O santo reino do matrimônio tem uma realidade diferente dos sonhos românticos. Entramos no casamento com expectativas de que a satisfação pessoal será gratificada. Essa questão pode ser a causa de muito conflito conjugal. O motivo de muitas lutas e o quase fracasso do casamento deve-se a tendência em colocar as expectativas e interesses pessoais em primeiro plano.


5- “Confiei minhas habilidades de lidar com as crises mais profundas da vida. Esforcei-me muito para viver a vida de Cristo no casamento e na igreja, até descobrir que o esforço era inútil e errado”.


Questão: “Minha mulher e eu tínhamos, ainda temos atributos muito positivos: eficientes; históricos escolares invejáveis. Gostávamos da vida acadêmica e teológica. Íamos à igreja em tempo integral. Isso mesmo, tempo integral. Onde que aprendemos isso? Foi um dos erros que a minha fantasia me proporcionou. Quem quiser dedicar seu tempo integral à igreja, não deve se casar - I Coríntios 7: 33”.


6- Casamentos de fantasias existem e é difícil mantê-los.


Os jovens de ontem e de hoje são bombardeados pela mensagem de cinemas. As novelas e a mídia, de um modo geral, falam do amor romântico numa versão que não batem com a realidade. Um exemplo é o enigma de cantares de Salomão quando contrastado com Eclesiastes.


7- A última proposta do casamento é o compromisso.


Isaque e Rebeca, em Gênesis 24:67, demonstram isso. A trajetória deles não foi um romance holiwdiano e, sim, com compromisso, foi o que salvou o casamento deles. Normalmente, as cerimônias de casamento expressam a fantasia.


Há 30 anos muita coisa mudou. Os tabus culturais foram quebrados, medos foram rompidos e o que antes eram escândalos, passou a ser socialmente aceito.


Onde e como começa a unidade no casamento?


Uma vez que somos corpo, espírito, mente e emoções, temos a unidade completa, formando o todo.


O homem difere da mulher quanto aos sentidos do corpo, mente e emoções.


CORPO:


Homem: Relacionamento sexual.


Mulher: Receber carinho.


MENTE:


Homem: Considera-se ‘o cabeça’, o chefe - importância e autovalorização.


Mulher: doação e ajuda. Ele precisa de mim. Precisa ser ouvida.


EMOÇÃO:


Homem: Reconhecimento


Mulher: cuidado, afeto e amor. Precisa de respeito, delicadeza e compreensão.


ESPÍRITO: Relacionamento com Jesus. É tanto uma questão individual quanto do casal. O suprimento espiritual vem do que somos em Jesus e do que Ele é em nós.


O casamento precisa ser real. E essa realidade, precisa ser trabalhada e isso exige muita maturidade e perseverança.


  
FIÉIS SEGUIDORAS DE JESUS


por pastor Hélio
17-10-2010
 
 
...Algumas mulheres... lhe prestavam assistência com os seus bens. Lucas 8: 2,3.


Quando nosso Senhor Jesus andou por este mundo, algumas mulheres que o amavam desempenhavam uma tarefa muito especial e absolutamente ímpar nos Evangelhos, conforme explica o teólogo Charles Caldwell Ryrie. Elas foram autorizadas a prestar assistência ao Senhor, tarefa que não foi designada a seus seguidores do sexo masculino nem a seus discípulos. Passamos a apreciar ainda mais a singularidade dessa incumbência quando descobrimos que a palavra grega usada neste texto com o significado de “servir” aparece nos quatro evangelhos apenas quando se trata de prestar assistência diretamente a Jesus. Nestes casos, as tarefas sempre foram realizadas por anjos ou por mulheres! Que honra extraordinária é servir ao Salvador!


Quem compunha esse honroso grupo de fiéis seguidoras? A lista mencionada no Evangelho de Lucas inclui Maria Madalena, Joana, Suzana e muitas outras. Em suas viagens, Jesus curava e libertava o povo. Essas mulheres, a quem Jesus havia curado e libertado, decidiram acompanhá-lo e colaborar em seu ministério, prestando-lhe assistência com seus serviços.


Bens- Pelo fato de financiar o ministério de Jesus, colaborando com ele e seus discípulos enquanto pregavam, essas nobres mulheres supriam suas necessidades de modo prático.


Serviços- De maneira discreta e graciosa, essas queridas mulheres que amavam a Jesus também cuidavam de seu conforto e bem estar pessoal.


Hoje, servimos ao Senhor quando servimos seu povo. Uma pessoa espiritualmente sensível fez o seguinte comentário a respeito de nosso serviço àqueles que trabalham para o Senhor: “Nem sempre quem está em primeiro plano é o que realiza o trabalho mais importante. Muitos homens em elevadas posições de destaque não conseguiriam se sustentar por uma semana sem a ajuda de outros. Não existe talento que não possa usado a serviço de Cristo. Muitos de seus servos mais importantes trabalham nos bastidores; ninguém os vê, mas são essências à sua causa”.


Inspirada pelo exemplo dessas mulheres que amaram a Jesus, o que você pode fazer para levar adiante a causa de Cristo oferecendo seus bens e serviços? Lembre-se do que Jesus disse: “Sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”(Mt. 25:40).


Você sabia que na lista de nomes dessas mulheres, o primeiro era de Maria Madalena? Antes de encontrar-se com Jesus ela era possuída por sete espíritos de demônios. Certamente era uma mulher muito sofrida.


Porém, o Deus encarnado, o Deus de compaixão mas também de poder, libertou aquela mulher da escravidão de um desespero aparentemente insuperável. Depois da libertação, parece que nunca mais ela deixou Jesus. O passado dela ficou mesmo para trás, certamente o regozijo dela superava qualquer lembrança do que lhe tinha acontecido.


Reflita nessas verdades da Palavra de Deus que nos ensinam a lidar com o nosso passado:


“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. (II Coríntios 5:17)


“Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. (Gl 2;20)


“Prossigo... esquecendo-me das coisas que trás ficam e avançando para as que de mim estão” ( Fp 3: 12,13.).


Guarde isso em seu coração e em sua mente.


Nele que é a nossa vida.


  
NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE SER DE VERDADE


por Pr. Hélio
8-08-2010


Não é suficiente gerar um filho para ser pai, é preciso seguir o modelo de Deus, O Pai verdadeiro. Um pai precisa compreender bem esse papel e reconhecer que é uma função de mais alto nível. Infelizmente, todos começam a paternidade sendo amador, contudo, a responsabilidade de modelar um filho é dada ao pai. Educar uma família requer mais do que instrumentos pedagógicos, é preciso ser exemplo de caráter e sábio na aplicação de uma disciplina sadia e construtiva.


Na Bíblia, vemos Abraão aguardar com ansiedade o momento de ser pai. Que espera sofrida!!! Quando nasce o menino é casa, é tomada de festa, de risos. É triste quando vemos homens que geram filhos, mas não se tornam pais. Não assumem a paternidade com amor e dedicação. Não aceita ser pai. É muito triste quando o pai abusa de seu filho ou de sua filha. É o pior atentado que se pode fazer a um filho. Pai é sinônimo de proteção, amizade, conselhos e direção.


De acordo com a Bíblia, o pai é o líder da família e a principal autoridade sobre os filhos. Nessa função, ele tem o privilégio e a responsabilidade de orientar,educar e guiar a sua família no caminho do bem e da paz. Como líder em sua casa, ele vai escolher que rumo a sua família vai seguir. A sua decisão sempre afetará toda a família. Ele visualiza perigos, ajuda os filhos a ter cuidados, ele sabiamente orienta os filhos nos caminhos do bem, ensinando-os a Palavra do Senhor.


O pai que leva a sério sua família, ama a sua esposa que é a mãe de seus filhos. Antes se ser pai ele é marido. É uma só carne com a sua mulher. Os filhos são resultados dessa união ou unidade. O pai que abandona a mãe ou a remete ao desprezo é um péssimo exemplo para os filhos. O bem estar de uma criança muitas vezes depende da harmonia conjugal de seus pais. A saúde psíquica de uma criança depende de um ambiente seguro, bem orientado e suprido de amor verdadeiro. O casamento bem consolidado proporciona esse ambiente à criança.


O pai que entende bem a função paterna deixa o exemplo como marca viva para ser percebida pelos filhos. Como diz o ditado popular, “as palavras voam, a escrita fica, e o exemplo se arrasta.” Nos muitos anos de pastoreio de famílias e aconselhamentos tenho observado um fato interessante. As histórias se repetem dentro da família. Muitos comportamentos dos pais são assimilados pelos filhos e conduzidos vida a fora. A história de Abraão mostra isso. Isaque aprendeu com o pai a adorar ao Senhor, orar, amar a paz, contudo, seguiu as mesmas rotas do Egito, como mentir em relação à sua esposa para se poupar diante de possíveis perigos. Sei que isso é um desafio para os pais. É quase impossível deixar só exemplo de acertos. Os pais são humanos e consequentemente têm falhas e erros. Mas o caráter firme, santo e honesto sempre serão valores inestimáveis. Deus deseja que você seja um pai de verdade.

Feliz dia dos Pais!!!

Nele que é a nossa vida


PRECISAMOS NOVAMENTE DE HOMENS DE DEUS
 (A.W.TOZER)



“Paulo, apóstolo não da parte de homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos.”
Gálatas 1:1.



por Pr. Hélio
1-08-2010



A  igreja de Jesus neste momento precisa de homens, o tipo certo, homens ousados. Afirma-se que necessitamos de avivamento e de um novo movimento do Espírito Santo; Deus sabe que precisamos de ambas as coisas. Entretanto, Ele não haverá de avivar ratinhos, nem encherá coelhos com o seu Espírito Santo. 



A igreja de Jesus suspira por homens que se consideram sacrificáveis na batalha da alma, homens que não podem ser amedrontados pelas ameaças de morte, porque já morreram para as seduções deste mundo. Tais homens estarão livres das compulsões que controlam os homens mais fracos. Não serão forçados a fazer as coisas pelo constrangimento de circunstâncias; sua única compulsão virá do alto.



Esse tipo de liberdade é necessário se queremos ter novamente a igreja e los íderes cheios do Espírito Santo, em vez de mascotes. Esses homens livres servirão a Deus e à humanidade por meio de motivações elevadas demais para serem compreendidos pelo grande número de religiosos que entram e saem dos templos. Esses homens jamais tomarão decisões motivadas pelo medo, não seguirão nenhum caminho impulsionado pelo desejo de agradar, não ministrarão por causas de condições financeiras, jamais realizarão qualquer ato religioso por simples costume, nem permitirão a si mesmos serem influenciados pelo amor à publicidade ou pelo desejo de ter boa reputação.



Muito do que a igreja faz em nossos dias, ela o faz por que tem medo de o não fazê-lo. Atiramos em projetos, porque achamos que precisamos ter um projeto.
A verdadeira igreja de Jesus jamais sondou as expectativas públicas antes de se atirar em suas iniciativas. Seus líderes ouviram da parte de Deus avançaram totalmente independentes do apoio popular ou da falta deste. Eles sabiam o que era a vontade de Deus e o fizeram ,e o povo os seguiu, às vezes, com triunfo, outras vezes, com insultos e perseguições públicas; e a recompensa de tais líderes foi a satisfação de estarem certos em um mundo errado.




Outra característica do verdadeiro homem de Deus tem sido o amor. O homem livre que aprendeu a ouvir a voz de Deus e ousou obedecê-la, sentiu o mesmo fardo moral que partiu os corações dos profetas do Antigo Testamento e esmagou a alma do Senhor Jesus Cristo e arrancou lágrimas dos apóstolos.



O homem livre jamais foi um tirano e nunca procurou exercer senhorio sobre a herança pertencente a Deus. O medo e a falta de segurança pessoal têm levado os homens a esmagarem os seus semelhantes debaixo de seus pés. Esse tipo de homem tinha algum interesse a proteger, alguma posição a assegurar; portanto, exigiu submissão de seus seguidores como garantia de sua própria segurança. Mas o homem livre jamais; ele nada tem a proteger nenhuma ambição a perseguir, nenhum inimigo a temer. Por esse motivo, ele é totalmente descuidado quanto ao seu prestígio e valorização entres outros. Se o seguirem tudo bem; se o rejeitarem ou o excluírem ele continuará amando seu povo com o mesmo amor de Deus.  Por isso, a igreja viva precisa de homens que já morreram para si mesmos, mas vivem pelo poder De Jesus Cristo.                    



Nele que é a nossa vida

(texto transcrito e adaptado da revista Betel Ano 5 nº 4 pág. 21.)



 A  BATALHA  QUE   TRAVAMOS



Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades,contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais  resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo permanecer inabaláveis. Efésios 6: 12-13.


            A luta espiritual não afeta apenas pastores, missionários ou alguém em algum ministério proeminente. Todos os cristãos estão envolvidos numa guerra espiritual, contra um  inimigo astuto e cruel.  Precisamos urgentemente de nos fortalecer com o armamento adequado, para lutarmos contra esse poderoso inimigo. O texto de Efésios 6: 10- 11 é exato  na exigência  que  faz a todos  nós. Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.
            As operações satânicas por meio dos demônios são implacáveis, pois eles são obedientes e leais a satanás e despejam toda a crueldade contra o povo de Deus. Esses inimigos querem estrategicamente atingir as nossas mentes, produzindo em nós pensamentos a atitudes que nos torna vacilantes e fracos em nossa fé. Há muita gente que embora tenha nascido de novo, vivem em comportamentos que desafiam o seu crescimento cristão. O inimigo é astuto. Ele pode atingir a fortaleza de nossa mente com pensamentos que são contrários ao padrão da Palavra de Deus.
A Bíblia diz que não devemos dar lugar ao diabo. A orientação é clara; se não resolvermos os problemas de nossas atitudes erradas, estamos dando lugar ao inimigo. Atitudes de soberba, rancor, mágoa, egoísmo, contendas e outros, escancaram a porta do nosso coração para que o inimigo atue.
            Você precisa despojar-se do velho homem para ter vitória completa na caminhada cristã. Se você já foi regenerado, o velho homem já foi crucificado com Cristo conforme Rom. 6: 6. Sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Despojar é renunciar tudo o que  não condiz com  nova vida de Cristo. Col. 3: 8-10.
            Você precisa alimentar a sua mente com a Palavra de Deus. FP 4:8. A Palavra constrói fortalezas em nossa mente que não serão demolidas pelos dardos do inimigo. O caráter de Cristo vai se fortalecendo e se manifestando em nós à medida que sua Palavra opera em nossas vidas.
            Somos ensinados a submetermos a Deus e a resistir ao diabo, pois, assim, e ele fugirá de nós. A grande bênção é que você não precisa vencer o inimigo. Jesus já o venceu com sua morte e ressurreição. Podemos vencer os ataques dele e ficarmos inabaláveis, pois somos vencedores com Cristo. Aleluia!


Nele que é a nossa vida
 


A DIFERENÇA ENTRE A TRISTEZA E A DEPRESSÃO

25-04-2010

"Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo" - Salmo 38:6


A tristeza é um sentimento de vazio que aparece como uma reação diante de um golpe ou perda. E para ser possível detectar a origem dessa tristeza, que não se pode explicar, deve-se perguntar: O que perdi que era tão importante para mim? ou, Por que me sinto magoado? 


No versículo citado acima, tem-se uma descrição de alguém em profunda tristeza. Havia perdido o sentido da vida e algo afetara a sua comunhão com Deus. Um enorme vazio mutilou essa pessoa. O luto é uma dor intensa provocado por alguma perda. 


A depressão, em algumas situações, pode ser consequência de uma tristeza, que vinha a muito tempo. A perda ou a decepção pode se transformar em um sentimento destrutivo de ódio e raiva, que produz, ao mesmo tempo, culpa por abrigar emoções negativas. 


Se buscar a profundidade da depressão, sempre encontrará sentimentos de tristeza contida, e diante da incapacidade de poder lidar com essa desordem interna, produz-se um dano profundo na auto-estima, o que permite a depressão instalar-se com todo o seu cortejo sintomático. 


Cada ser humano pode se questionar sobre como se está vivendo, quais os alvos na vida e como é construída a sua escala de valores. É importante está disposto a mudanças e entender o que precisa ser mudado no estilo de vida de cada um. Muitos problemas e preocupações afligem as pessoas e pesam seus fardos pessoais desnecessariamente. 


A tristeza na alma traz dor e desconforto para quem a detém. A Bíblia ensina que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarda no coração do homem e a sua mente em Cristo Jesus. (Filipenses 4:7). 


Essa paz interior é fruto da vida com Cristo e da comunhão com Ele. Quando Cristo é tudo na vida da pessoa, não há espaço para mais nada, inclusive, não haverá mais vazio, que dê espaço à tristeza e ao medo.




APRENDEMOS A IMITAR A CRISTO NO SOFRIMENTO



28-03-2010

 
"Conheço as tuas aflições". - Apocalipse 2:9

Jesus diz aqui que conhece as tribulações que sofremos. O testemunho bíblico nos revela que é privilégio sofrer por causa de Cristo. "Pois vos foi dado o privilégio de não apenas crer, mas também, de sofrer por Ele" (Fp. 1:29). Esse sofrimento que vem em consequencia de nossa fé e compromisso com Cristo; e, também, como humanos, sofremos aflições pessoais. Quais são alguns motivos de sofrimento? 

Pode ser uma disciplina (I Cor. 11:30-32); Hebreus 12:3-13). Pode ser um processo preventivo (II Cor. 12:7); pode ser nos aprimorar para um testemunho de fé mais eficaz (Atos 9:10); pode ser ainda um processo educacional (Hebreus 5:8). O fato é que Deus tem os melhores propósitos e intenções em relação aos seus filhos. 
Imagine um diálogo com Jesus onde nós expomos a Ele todas as nossas queixas e dores: 
- Se você nunca experimentar a dor, como poderá saber que eu sou o que cura? 
- Se você nunca experimentar dificuldades, como poderá saber que eu sou o Libertador? 
- Se você nunca teve provações, como poderá me pedir forças para vencer? 
- Se você nunca experimentar tristezas, como saberá que eu sou o Consolador? 
- Se você nunca teve tentações, como poderá saber que eu posso socorrê-lo? 
- Se você nunca cometeu erros, como poderá saber que eu sou o que perdoa? 
- Se você nunca foi quebrantado, como poderá saber que eu posso torná-lo inteiro novamente? 
- Se você nunca teve problemas, como poderá saber que eu posso resolvê-los? 
- Se você nunca teve sofrimentos, como poderá saber que eu posso entendê-los? 
- Se você nunca passou pelo fogo, como poderá saber que eu posso purificá-lo? 
- Se eu não corrigir você, como saberá que eu o amo? 
Podemos ver na Bíblia que sofrimentos fizeram parte de homens que andavam com Jesus, amavam a Deus e eram perseverantes na fé mesmo enfrentando as piores situações. Você se lembra da recomendação que o Apóstolo Paulo fez a Timóteo e o encorajou? "Participa comigo dos sofrimentos a favor do evangelho segundo o poder de Deus" (II Tim. 1:8). Jesus também foi experimentado pelos sofrimentos (Is. 53:3). Sem a teologia do Sofrimento, teremos uma comunidade não humana e não sensível à dor do outro. O nosso sofrimento nos conduz à sensibilidade e também, ao crescimento na fé. Uma comunidade que não permite a dor e que não aceita a perda é uma comunidade da ilusão e desumana. Já fomos alertados: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). 

Nele que é a nossa vida.  


VIVER PARA DEUS É VIVER PARA SERVIR A IGREJA DE DEUS

por Pastor Hélio
I Tessalonicenses 2:7-1

Havia uma ligação firme entre a igreja de Tessalônica e Paulo. Embora ele tenha permanecido ali por 3 meses apenas, mas os novos crentes cresceram rápido na fé, no amor e na esperança. Veja como esse relacionamento é descrito aqui. Dessa descrição encontramos a Lei da Ligação que deve amarrar a igreja em relacionamentos sólidos.

1- Nós fomos para vocês como uma mãe carinhosa, preocupada em educá-los. V. 7. A Palavra de Deus é uma ferramenta indispensável na correção e edificação da igreja. I Timóteo. 3:16-18. Você se lembra de algumas metáforas encontradas na Bíblia para descrever a ação da Palavra de Deus?

2- Nós compartilhamos com vocês não somente o evangelho, mas igualmente a própria vida. Como é possível um irmão fazer isso? Só quando ama como cristo amou. I João 3: 16-18. Quem ama se desprende das coisas.

3- Nós trabalhamos duramente para não sermos um peso para vocês. V. 9. As queixas surgem na igreja. Alguns se sentem explorados por outros. Relacionamentos de ajuda são necessários na igreja. Aprendemos a levar os fardos uns dos outros. Gálatas 6:2. Ombros que carregam as responsabilidades não ficam amuados. Importamos uns com os outros.
Dependência emocional ou financeira não é uma relação saudável.

4- Nós nos esforçamos para sermos exemplos para vocês. V 10. Exemplos são imitados. Vejam I Cor, 11:1. 4:16. Crentes modelos não são perfeitos, mas revelam o caráter santo de Cristo. Efésios 5: 1, 2. I Pedro 1:16.

5- Nós tratamos vocês como pais tratam seus filhos. V. 11. Pais disciplinam, motivam , amam. São exemplos. Efésios 6:2. Pais espirituais na igreja são aqueles que encorajam com suas atitudes de fé a amor. 2 Timóteo 2: 13. 3: 10

6-Nós exortamos vocês a viverem da maneira digna de um filho de Deus. V. 12. Como os filhos de Deus devem andar?
Aliste 5 maneiras de andar de um cristão descritas no Novo testamento.
a- I João 2:6
b- Efésios. 5:2
c- Cl 1:10
d- Efésios 5:8
e- Cl 3: 13.

7- Como satanás pode barrar o caminho de um cristão? V. 18.
Seja você meu irmão uma porta de solução para problemas comuns. Não seja parte do problema, esforce-se para não ser o problema e nem contribua para que o problema permaneça nos relacionamentos.

Nele que é a nossa vida.