Educação de Filhos à Maneira de Deus

Imagem ilustrativa retirada do Google Imagens

É comum hoje vermos muitos pais desorientados quanto à maneira de educar seus filhos. A maioria se veem perdidos diante de uma filosofia que propõe uma educação mais aberta. O que fazer? Como educar os filhos à maneira de Deus, que não os oprima, mas também não os deixa sem a devida correção?

A Bíblia fala muito aos pais sobre o papel de educar os filhos. Estamos numa época em que os valores mudaram drasticamente. A intromissão do Estado na vida da família acaba enfraquecendo muito a autoridade dos pais sobre o patrimônio mais importante que existe. Os filhos. Como a Palavra de Deus orienta os pais nessa importante tarefa de educar seus filhos? Vejamos:

1-Educa-se por meio de um exemplo de vida coerente - 2 Timóteo 1:5

Certamente Eunice e Lóide eram modelos valiosos na educação do menino Timóteo. Não se menciona aqui nessa passagem a participação do pai. Mas a mãe e avó ensinaram Timóteo a seguir firme nos passos de Cristo. Um exemplo delas foi um estímulo poderoso para Timóteo crescer firmado no caminho do bem. Nada na vida de um pai ou de uma mãe é mais importante do que uma fé pessoal e vibrante na pessoa de Cristo.

Muitos casais frustram-se na educação de seus filhos por causa de suas próprias incoerências. O conflito entre o que é ensinado e o que é de fato praticado levam os filhos a questionar as técnicas educacionais dos pais. Isso pode provocar a ira na vida da prole.

2-Educação com limites bem definidos

Quem ama, educa, ensina Içami Tiba, importante educador brasileiro. Numa sociedade tão liberal e permissiva como a nossa, a palavra disciplina não é bem compreendida nem pelos pais e nem pelos filhos. O que a Palavra de Deus ensina sobre a disciplina.? Sabemos que a disciplina e as regras são necessárias para viver em um clima de segurança. O que a Bíblia ensina sobre a disciplina de filhos?

1-Disciplina significa treinamento para a vida

A criança que recebe uma disciplina sadia se manterá longe de confusões -Pv 22:15. Os filhos precisam aprender que em todos os segmentos existem regras, normas, horários que devem ser cumpridos;

2-Disciplina significa correção

A rebeldia e a teimosia estão ligadas ao coração da criança. Muitos pais são manipulados pelas birras e imposições de seus filhos e acabam por fazer tudo o que os filhos querem.

3-Disciplina aplicada com amor sempre tem resultados positivos

A correta e firme disciplina trará sabedoria aos filhos e descanso aos pais - Pv 29:15-17. A falta de disciplina ou ela mal aplicada, traz prejuízos sérios. Espancar não é corrigir, deixar o filho fazer o que quiser não é educar bem.

3- Educamos filhos para Deus

A boa educação e a instrução sadia resultarão no aperfeiçoamento do caráter de seus filhos, no relacionamento sadio da família, num grande benefício para a sociedade. Os pais devem ser coerentes com os alvos de Deus. Devem treiná-los para servirem ao Senhor. O pai precisa levar a serio a sua vida de membro da igreja.
Desejo que você seja um pai sacerdote, que ore e lute pela sua família. Ela é o bem maior que Deus lhe deu para cuidar, pense nisso.

Em Cristo.
Pr Hélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário